top of page

Você tem medo de praticar YOGA?



Se você tem receio de iniciar a prática de Hatha Yoga por achar que não conseguirá executar certos asanas, após ler este artigo verá que não passa de uma má primeira impressão. Afinal, vemos tantas coisas sendo postadas por aí, não é mesmo?


O YOGA, prática milenar, tem sua origem na Índia, e o significado da palavra é UNIÃO. União pela integração do CORPO, da MENTE, e do ESPÍRITO à uma CONSCIÊNCIA MAIOR.

Para isso precisamos ter um corpo saudável, quietude mental e paz de espírito.


Contudo, há dois pontos que são importantes esclarecermos. Primeiro ponto: YOGA é muito mais do que a execução de ASANAS. Apresentar o YOGA às pessoas como mera execução de asanas é passar uma concepção equivocada do seu conceito. No mínimo, afasta uma boa parcela de futuros praticantes.

CAROS, YOGA É PARA TODOS!!!!



É comum vermos por aí escolas apresentarem aulas para iniciantes e avançados usando o critério na execução de asanas mais fáceis ou mais difíceis.


Vocês sabiam, que na verdade, o yogi avançado é quem é capaz de permanecer mais tempo em um mesmo asana (postura), relaxadamente e com a mente absorta em total quietude e contemplação?


Este estado, mais avançado, mencionado acima, é resultado de uma prática constante, regular, que também exige dedicação e perseverança do praticante. E não se conquista da noite para o dia.


E se existir uma limitação física, podendo ser até desconhecida pelo praticante, e consequentemente, for impedido de executar tal asana, ele será considerado sempre iniciante?


Tenham sempre em mente o propósito do YOGA - UNIÃO COM UMA CONSCIÊNCIA MAIOR, COM O EU SUPERIOR. Com certeza, não alcançarão tal estado só por ter praticado todos os asanas sugeridos em alguns tratados de yoga.


Se você busca a prática do Yoga para um corpo perfeito, não será na prática do Hatha Yoga Clássico que encontrará o resultado. Com persistência, atitude interna de auto-observação e respeito às suas limitações físicas, você irá se aprofundar e poderá conquistar um corpo SAUDÁVEL, diferentemente de se ter um corpo PERFEITO.


O segundo ponto a ser esclarecido e não menos importante do que o primeiro, é a ilusão que se tem de que a prática só acontece na sala de aula com a condução de um professor ou instrutor restrita a uma hora de duração. Embora ela possa se dar assim, e muitas vezes em grupo, a prática é intrinsecamente INDIVIDUAL. O seu tempo de prática se estende nas restantes 23 horas que o dia possui. Se busca resultados oferecidos pelo yoga, deve se aprofundar em sua prática, individualmente, fora dos horários de aula junto a um instrutor.


Ficará mais fácil entender o que apresentei acima sobre a prática do yoga, se você conhecer um resumo do YOGA sistematizado por Patãjali*, que é apresentado por ele em oito partes, chamado ASHTANGA YOGA:



1ª YAMAS - princípios morais:

Ahimsa - não-violência

Satya - verdade

Asteya - não roubar, não cobiçar

Brahmacarya - conter excessos

Aparigraha - desapego


2ª NIYAMAS - princípios de autopurificação:

Shauca - pureza da mente e do coração Samtosha - contentamento Tapas - disciplina Svâdhyâya - auto-estudo, introspecção Iswara pranidhana - rendição e devoção ao Ser Supremo.


3ª ASANAS - Posturas físicas

4ª PRANAYAMAS - Prática do controle da energia vital por meio de técnicas respiratórias

5ª PRATYAHARA - Prática da abstração dos sentidos externos

6ª DHARANA - Prática da concentração

7ª DHYANA - Prática da Meditação

8ª SAMADHI - resultado da prática dentro dos princípios acima. Estado de paz, iluminação.

O que posso dizer mais ?

Você só saberá, na verdade, praticando.



E para encerrar, com o intuito de incentivar quem não conhece, a conhecer, e quem já pratica, a aprofundar sua prática, deixo aqui uma frase do Dr. Gharote da Escola de Kaivalyadhama para reflexão:

"A utilidade de tal Asana é para a prática de Pranayama e Meditação. Se não entendermos isso, poderemos iludir-nos e continuar a praticar eternamente vários Asanas ao longo de nossa vida, sem nunca praticar Yoga verdadeiramente."(Dr. M. L. Gharote - Técnicas de Yoga)

OM! SHANTI!

_________________________________________________________________

*Patãjali - codificador do Yoga. Foi ele quem sintetizou nos Sutras a essência da tradição do Yoga que já era transmitido através da tradição oral. Conhecida como Raja Yoga ou Yoga Régia, foi sistematizada em 8 partes.

 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2015 -        Yoga¿Artesania? Roberta Altino

bottom of page