Sobre o Savasana

Savasana
Parece simples - qualquer tolo pode deitar no chão com os olhos fechados. E qual é o ponto, afinal? É fácil subestimar a pose do cadáver. Quando pensamos em asana, usualmente evocamos imagens de contorções ginastas, posicionamento intrincado de músculo e osso para alcançar uma posição impossível para o não-praticado - em curto, esforço físico e habilidade no nível muscular.
A postura do cadáver não parece para a maioria de nós como interessante ou emocionante. Então por que se preocupar com isso? Porque os benefícios são numerosos, e é a base para muitas outras práticas espirituais. Savasana é frequentemente usado no início de uma sessão de asana para acalmar e centrar a consciência e se preparar para as posturas vindouras; É usado brevemente entre poses para remover a fadiga e os efeitos do esforço; E, mais comumente, é usado no final de uma sessão prática para descansar o corpo, acalmar a mente, e permitir a integração e distribuição de energia em todo o organismo. O ponto é o relaxamento.
O que significa relaxar?
A maioria de nós está intimamente familiarizado com o estresse. Muito tem sido escrito sobre altos níveis de estresse na vida moderna e seu efeito negativo sobre a nossa saúde. Resumidamente, o estresse se acumula durante o curso normal da vida: quando quase temos um acidente no caminho para o trabalho, durante uma discussão com alguém que é importante para nós, ou quando inesperados hóspedes chegam (eventos estressantes não são necessariamente negativos). Sempre que nos sentimos física ou emocionalmente ameaçados, o sistema nervoso autônomo passa para alerta vermelho - a síndrome de "luta ou fuga" - em detrimento de suas funções de manutenção e restauração, que incluem a regulação dos sistemas endócrino, respiratório, circulatório e digestivo. Se o sistema nervoso é constantemente despertado, o corpo não tem uma oportunidade de descansar e curar. Ninguém funciona bem durante muito tempo no modo de emergência.
A postura do cadáver ajuda o sistema nervoso a fazer o deslocamento de volta ao seu modo restaurador. Isto é particularmente importante, porque o sistema nervoso liga rapidamente o interruptor de luta ou fuga, mas é lento para voltar ao modo restaurativo. Ao iniciar um estado de relaxamento e acalmando nosso sistema nervoso e funcionamento fisiológico, liberamos energia. A tensão drena dos músculos regidos pelo sistema nervoso autônomo, dando-nos acesso à energia anteriormente trancada. É por isso que nos sentimos revigorados após um exercício de relaxamento. Podemos também usar esta energia recém-disponível para nos mover para além de nossa consciência normal, para nos libertar de nossas defesas, para nos dar acesso ao inconsciente e permitir que o aspecto criativo de nosso ser desperte. Podemos então tocar nos níveis mais profundos de nossa energia.
Estar relaxado é deixar-se vir para o momento presente; Para abandonar o esforço, julgamentos, deveres e críticas sobre nós mesmos, sobre as situações em torno de nós, e sobre outras pessoas. O relaxamento exige confiança. Na pose do cadáver, a frente do corpo e os órgãos vitais estão expostos e vulneráveis. Os olhos estão fechados, tornando impossível "manter um olho" nas coisas. Temos que "levá-lo deitado". Toda a consciência muda durante um relaxamento profundo. Nós nos tornamos plenamente conscientes do presente, mas estamos presentes em outro reino. A mente está alerta e vigilante, mas estável e imóvel. O resultado é um refresco poderoso para os aspectos mentais e físicos de nosso ser.
A Prática de Savasana
Encontre um espaço quieto e escolha uma hora em que você não será interrompido ou perturbado. Sente-se no chão com as pernas esticadas à sua frente. Use um cobertor ou tapete fino se o chão não é acarpetado. Comece a baixar as costas no chão, colocando os antebraços no chão e curvando a coluna para baixo, mantendo as pernas e pélvis imóveis. Quando todo o comprimento do corpo estiver apoiado pelo chão, relaxe as pernas, permitindo-lhes cair graciosamente fora da pelve para que os pés virem naturalmente. O cóccix estará em contato com o chão e a curva natural da parte inferior das costas mantê-lo-á ligeiramente elevado. Certifique-se que aos glúteos estejam para baixo e longe do sacro para que a parte inferior das costas possam relaxar. Toda a parte de trás da pelve vai se sentir ampla e macia. Se a parte inferior das costas está desconfortável, apoie a parte de trás dos joelhos com um travesseiro, ou dobre os joelhos e descansa-os uns contra os outros.
Agora o abdômen inferior pode relaxar, seguido por todo o tronco. Quando isso ocorre, uma sensação de abertura vai se espalhar a partir do centro da coluna vertebral. Mantenha os ombros para baixo, para que o interior dos braços fiquem expostos, mas os ombros ainda devem estar nivelados no chão. Os braços descansam a uma certa distância dos lados do corpo para que o braço interior não toque o peito. Certifique-se que os ombros não estejam contraídos e estejam totalmente suportados pelo chão. As palmas das mãos estão voltadas para cima, com os dedos ondulando naturalmente. Você pode usar um travesseiro para apoiar os antebraços se as mãos não chegarem ao chão.
Coloque um travesseiro plano e firme debaixo da cabeça, especialmente para sessões de relaxamento mais longas. Deixe a cabeça rolar de lado a lado algumas vezes para liberar o pescoço. Em seguida, centre a parte traseira do crânio para que ambas as orelhas são equidistantes dos ombros. Mantenha o queixo ligeiramente suavizado e relaxado em frente da garganta e mandíbula e alongue a parte de trás do pescoço.
Feche os olhos. A atividade no cérebro está intimamente correlacionada com o movimento dos olhos, portanto mantê-los imóveis e suaves. Pode ajudar a envolver um pedaço de pano sobre os olhos, ou usar um saco de olho comercialmente disponível projetado para esta finalidade para ajudar a liberar a tensão nos olhos, relaxando assim a mente. Os outros sentidos também deve ser acalmado e virado para dentro, completamente relaxando o rosto e mandíbula.
Após alguns minutos, ajuste qualquer irregularidade na postura. Deixe a coluna vertebral alongar, a cintura escapular alargar, a pélvis alargar, e a cabeça, pescoço e tronco ficarem alinhados. Corrija-se com o mínimo de perturbação, então não se mova novamente.
Uma técnica simples e eficaz para acalmar a mente é dirigir sua atenção para a respiração, deixando a mente se fundir com a respiração conforme ela segue o curso da inalação e exalação. Deixe a respiração ficar muito fina, mantendo-se estável e rítmica. Você precisa de menos oxigênio quando as atividades mentais e físicas da diminuiem no corpo, assim que a taxa de respiração retardar naturalmente. A inalação e exalação devem ser de comprimentos iguais, sem uma pausa após a inalação ou um empurrão após a expiração. Tente não perturbar nenhum dos músculos do corpo. Apenas o diafragma mover-se-á ligeiramente e suavemente, fazendo com que as costelas inferiores alarguem um bocado quando você inala. Faça a mente passiva. Quando observa e permanece intacto, paz e serenidade seguirão.
Você pode achar que ajuda a cobrir-se com uma leve coberta. Durante o relaxamento profundo, como no sono, o metabolismo diminui e você pode ficar frio. Além disso, a coberta acrescenta uma sensação de segurança e conforto. Ela fornece uma sensação de proteção que pode tornar mais fácil deixar o corpo sozinho e mover-se mais profundamente para os estados internos de consciência.
Um Exercício de Relaxamento Sistemático
O relaxamento profundo não ocorre até que a mente esteja quieta - isso é o que torna a shavasana mais difícil do que você poderia suspeitar. Reduzir a tensão no corpo com asana vai reduzir a vibração do corpo à mente, assim, acalmando a mente um pouco, mas todos nós sabemos que não é toda a história. Você não pode parar seus pensamentos pela força. Você não pode tentar relaxar, porque o esforço faz você tensa. Por definição, fazer um esforço não é relaxante. Todos nós temos áreas do corpo que estão fora de nossa consciência e hábitos de tensão de toda a vida que não podem ser libertados pela força da vontade sozinhos. A mente deve tornar-se pacífica. Então, ao invés de forçar o corpo ou a mente, você focaliza e dirige a mente - isto é, você se concentra. Parece paradoxal, mas alguns dos mais avançados exercícios de relaxamento são simplesmente exercícios de concentração.
"Relaxamento e concentração estão entrelaçados; Não se pode relaxar os músculos do dedo do pé se ele não pode concentrar a atenção da mente para aquela parte do corpo ", escreve o Dr. Arya em Meditação Superconsciente. Uma pessoa tensa não consegue se concentrar, e uma mente verdadeiramente concentrada só pode ser alcançada se estiver relaxado. A concentração é a direção e o controle da energia. Energia bloqueada na manutenção de um estado fisiológico de tensão / estresse não está disponível para a nossa direção consciente.
Existem vários exercícios de relaxamento que podem ajudar a liberar a tensão no corpo e acalmar os pensamentos na mente. Uma delas é criar sistematicamente e deliberadamente tensão no corpo exagerando a tensão existente. Por exemplo, primeiro você tensionar o rosto, puxando todos os músculos do rosto em direção ao nariz. Em seguida, relaxe o rosto. Em seguida, tensione os ombros puxando-os para frente. Em seguida, relaxe os ombros. Agora tenso o braço direito, depois o esquerdo. Continue para baixo através do corpo até que você alcance seus dedos do pé. O relaxamento segue naturalmente.
(Fonte:
Yoga Internacional)