top of page

Por que consumir alimentos orgânicos?

  • Foto do escritor: Roberta Forattini Altino Machado
    Roberta Forattini Altino Machado
  • 12 de mar. de 2016
  • 3 min de leitura

O hábito faz o monge? Será que nos agarramos tanto assim aos velhos hábitos? E os nossos anseios de sermos melhores a cada dia? Termos um corpo e mente saudável, e paz de espírito, todos nós queremos ter.


Ao nos alimentarmos bem, de forma natural, nos tornamos saudáveis fisica, mental e espiritualmente.

Os alimentos orgânicos estão cada vez mais ocupando espaços em feiras, em restaurantes, em nossas mesas. A yoga nos ensina o quanto a alimentação correta beneficia nossa busca por uma espiritualidade maior.


Mas o que é realmente um alimento orgânico?

É todo aliemnto constituído de produto orgânico seja de origem animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou de hormônios sintéticos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural.


Pesquisei informações sobre este assunto e de forma didática compartilho com vocês dois documentos.


Um deles, é um documento baseado em um projeto de análise pela ANVISA que vem acontecendo desde 2001 e, por si só, nos abre a mente para questionarmos sobre nossa alimentação. Um dos pontos apresentados é que não adianta lavar os alimentos, pois os agrotóxicos não são eliminados totalmente, porque podem ter sido absorvidos por tecidos internos da planta, caso ainda não tenham sido degradados pelo próprio metabolismo do vegetal, e assim permanecerão nos alimentos mesmo que esses sejam lavados.


Um outro documento, uma cartilha, Por que consumir organicos? (Leia on-line a cartilha), nos apresenta um caminho prático.

Todos os dois documentos são muito esclarecedores. Sempre tenho por princípio de que, quem tem conhecimento, tem a capacidade de ter discernimento do que é melhor para si.


Você aqui vai encontrar 10 motivos para consumir orgânicos



1. Evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas. Pesquisas e estudos tem demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer.

2. Alimentos orgânicos são mais nutritivos. Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo.

3. Alimentos orgânicos são mais saborosos. Sabor e aroma são mais intensos – em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los.

4. Protege futuras gerações de contaminação química. A intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico; e tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais.

5. Evita a erosão do solo. Através das técnicas orgânicas tais como rotação de culturas, plantio consorciado, compostagem, etc., o solo se mantém fértil e permanece produtivo ano após ano.

6. Protege a qualidade da água. Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d’água e poluem rios e lagos.

7. Restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal. A agricultura orgânica respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis. A vida silvestre, parte essencial do estabelecimento agrícola é preservada e áreas naturais são conservadas.

8. Ajuda os pequenos agricultores. Em sua maioria, a produção orgânica provém de pequenos núcleos familiares que tem na terra a sua única forma de sustento. Mantendo o solo fértil por muitos anos, o cultivo orgânico prende o homem à terra e revitaliza as comunidades rurais.

9. Economiza energia. O cultivo orgânico dispensa os agrotóxicos e adubos químicos, utilizando intensamente a cobertura morta, a incorporação de matéria orgânica ao solo e o trato manual dos canteiros. É o procedimento contrário da agricultura convencional que se apoia no petróleo como insumo de agrotóxicos e fertilizantes e é a base para a intensa mecanização que a caracteriza.

10. O produto orgânico é certificado. A qualidade do produto orgânico é assegurada por um Selo de Certificação. Este Selo é fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização. O Selo de Certificação é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.



 


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2015 -        Yoga¿Artesania? Roberta Altino

bottom of page